quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tumulto suspende sessão na Câmara de Cuiabá

O clima está tenso na Câmara Municipal de Cuiabá. Hoje (25), os parlamentares votarão o novo projeto de lei, encaminhado pelo prefeito Chico Galindo (PTB), que permite a concessão da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital) para iniciativa privada. Como prometido pelo presidente da Casa, o vereador Júlio Pinheiro (PTB), os policiais foram reforçados. Cerca de 50 policiais militares com 5 viaturas estão fazendo ronda no local.

Ao som de Raul Seixas e Charles Brow Jr, aproximadamente 500 pessoas protestam na frente da Câmara Municipal. Estudantes, sindicalistas, militantes do MST e da via campesina estão acampados no pátio da Casa de Leis. Contrariando os que afirmam que os bairros periféricos são a favor da privatização da Sanecap, moradores do bairro CPA III trouxeram faixas dizendo não a "venda"da Sanecap.


No momento, a tribuna da Câmara está vazia. Apreensivos com a pressão popular, os vereadores da base governista pediram que a sessão fosse suspensa por 1h para discutirem, a porta fechada, sobre a votação do projeto de lei.


Os vereadores Antônio Fernandes (PSDB), relator do projeto de lei, e Lúdio Cabral trocaram farpas no início da sessão. Ao ser questionado por Lúdio onde estava a pauta do dia, Antônio Fernandes respondeu que não trabalha sob pressão e em cima de minutos.

(Reporter MT)

Dilma é a 3ª mulher mais poderosa do planeta, diz Revista Forbes

A presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, segundo ranking da revista "Forbes"divulgado nesta quarta-feira. No topo da lista está a chanceler alemã, Angela Merkel.

Além de Dilma, há mais uma brasileira no ranking: a modelo Gisele Bündchen, que ficou com a 60ª posição.

A lista da revista norte-americana é dominada por políticas, empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. Em segundo lugar ficou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

"Nossa lista reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época", disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman, em nota.

(Reporter MT)



Governo Federal envia projeto de VLT para CEF avaliar

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior autorizou o Governo do Estado de Mato Grosso a encaminhar o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a Caixa Econômica Federal (CEF) para realizar uma reavaliação e consulta técnica para quantificar os investimentos necessários para a principal obra de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo 2014. A decisão aconteceu na reunião que o governador Silval Barbosa manteve no Ministério do Planejamento em Brasilia, nesta quarta-feira (24.08). Miriam Belchior também autorizou a liberação de parte dos recursos para as obras de passagem urbana - especificamente da Avenida Miguel Sutil. Dos R$ 350 milhões previstos já estão garantidos aproximadamente R$ 200 milhões.

"A ministra Miriam Belchior autorizou e agora nós vamos apresentar o projeto do VLT na Caixa Econômica Federal", disse o governador, ao manifestar satisfação com o resultado altamente positivo para a população. Silval Barbosa destaca que as obras de mobilidade urbana são os principais legados que ficarão para a população do aglomerado Cuiabá-Várzea Grande. Ele lembrou que o VLT é um modal de transporte urbano moderno e vai beneficiar esta e a próxima geração.

O governador Silval Barbosa disse que está convencido que o Governo Federal vai financiar o VLT e a autorização para encaminhar o projeto até a Caixa Econômica é um sinal positivo. A ministra comunicou ainda ao governador que na primeira reunião com a presidenta Dilma Rousseff "ela irá repassar a informação para a presidenta", disse.

(Reporter MT)



Maggi pode interferir em escolha de modal para Cuiabá

Maggi já declarou ser contra a construção do VLT em Cuiabá

A forte relação de amizade entre o senador Blairo Maggi (PR) com a presidenta Dilma Rousseff (PT), pode causar uma reviravolta na decisão dada pela própria presidenta, que autorizuou a mudança da matriz de responsabilidade do Comitê Gestor da Copa/Fifa, para implantar o Veículo Leve sobre Trilho-VLT. É o que revelam fontes do RepórterMT, ligadas ao senador. 

O defensor declarado do Bus Rapid Transit (BRT), Maggi ainda não pôde conversar com a presidenta porque está em uma viagem a negócios de assuntos particulares na Argentina.

Empresários ligados ao ramo de combustíveis, entre eles, Aldo Locatelli, argumentam que há motivos maiores para implantar o BRT e apenas um positivo para o VLT, que causaria somente um menor impacto no meio ambiente.

Outro político que desaprova a escolha do VLT é o senador Pedro Taques (PTB) que teve Locatelli como seu maior "patrocinador" de campanha, diga-se de passagem.

" É a melhor alternativa para o momento em que vivemos. A quantidade de passageiros transportados dos bairros para o centro de Cuiabá irá aumentar e teríamos menos problemas para a implantação", justificou o pedetista durante as reuniões da Subcomissão de Acompanhamento da Copa, da qual faz parte. Taques observa que nenhuma das cidades-sede do Mundial deve implantar o VLT).

(Reporter MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário