terça-feira, 9 de agosto de 2011


Deputados focam em cobranças ao governo
Requerimento da Assembleia Legislativa faz uma série de solicitações a várias secretarias da administração estadual


O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), entende como necessário o contraponto às ações do governo neste momento. A posição dos deputados, segundo ele, não implica em crise institucional entre o Legislativo e o Executivo. Ele diz que institucionalmente está pronto para conversar com o governador Silval Barbosa (PMDB).

Riva vê deficiências na atuação do governo. “Se as coisas começarem a andar, dependendo das ações do governo, a gente não faz o contraponto”, explicou o parlamentar, acrescentando que desde que assumiu o atual mandato deixou claro que a sua posição seria de independência em relação ao governo.

A Assembleia Legislativa elevou o tom das críticas contra o governo estadual. Um requerimento aprovado na semana passada, de autoria do presidente da Casa e de lideranças partidárias, pede uma varredura nas secretarias de Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos, Transportes e Pavimentação Urbana, Saúde e de Comunicação Social. O documento da Assembleia encaminhado ao governo pede informações das ações administrativas destas secretarias.

Questionado se havia alguma conversa com o governo para as próximas horas, Riva informou que não tem nada agendado. Ele ainda considerou normal o confronto com o governo do Estado. Também se coloca à disposição para qualquer conversa institucional com o Executivo.

A crise entre governo e Assembleia Legislativa vem se arrastando desde o ano passado. As reclamações começaram na Secretaria de Estado de Educação. O Legislativo havia aprovado uma auditoria nesta Pasta.

O novo documento tem como argumento a prerrogativa do Legislativo “quanto aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, razoabilidade, finalidade e atendimento ao interesse público”.

(Diário de Cuiabá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário