Deputado pede que bancada faça pressão para definição do modal
O presidente da Assembleia José Riva, que fez a abertura do II Fórum Legislativo das Cidades-sede da Copa de 2014 no auditório Milton Figueiredo nesta segunda (15), aproveitou a presença da bancada federal de Mato Grosso para pedir apoio na pressão ao governo federal para acelerar a definição sobre o modelo de transporte a ser adotado em Cuiabá e Várzea Grande para o Mundial.
“Por meio das bancadas, podemos pressionar para conseguir os recursos para a Copa”, declarou Riva, logo após criticar os cortes realizados pelo governo federal. “Se a presidente Dilma Rousseff (PT) quer fazer um bom evento, não pode cortar toda a verba”, ressaltou. Dos representantes de Mato Grosso na bancada federal, apenas os parlamentares de oposição, senador Jayme Campos (DEM) e os deputados federais Nilson Leitão (PSDB) e Júlio Campos (DEM), não compareceram ao encontro. Da base aliada, o deputado Roberto Dorner (PP) também não marcou presença no evento.
Apesar de pedir o empenho da bancada, Riva chegou a dizer que talvez os recursos da União não sejam bem vindos. “Se for para o governo federal financiar as obras para a população ter que pagar depois, fico pensando se vale a pena mesmo”, ponderou o deputado.
(RD News)
7 vão assumir cargos na Setecs
Sete candidatos aos cargos de técnico de desenvolvimento econômico e social foram chamados para tomar posse depois que um aprovado ingressou com pedido junto à Defensoria Pública. Depois de cinco candidatos serem chamados para iniciar os trabalhos, a secretaria estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), sob Roseli Barbosa, fez contratações temporárias para preenchimento das outras vagas.
Conforme o artigo 37 da Constituição Federal, somente em casos excepcionais o poder público pode celebrar contratos por tempo determinado para satisfazer interesse público urgente. Assim, a defensora Graciela Faria fez um pedido formal à administração da Setecs para que regularizasse a situação. No ofício foi exigida a nomeação da candidata no prazo de 10 dias, sob pena de ajuizamento de ação. O pedido foi acatado duas semanas depois, garantindo o direito da impetrante e de outros seis aprovados para o mesmo cargo.
(RD News)
Borges descarta nova liderança
A volta dos vereadores Paulo Borges e Edivá Alves, ambos do PSDB, à Câmara no início de agosto tem sido apontada como uma manobra do prefeito Chico Galindo (PTB) para fortalecer sua base aliada no Legislativo depois da polêmica votação do projeto de lei que prevê a concessão da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).
A matéria aprovada a toque de caixa, sem uma prévia discussão com a população, foi parar na Justiça e é alvo de manifestação popular. Na última quinta (11), os vereadores tiveram que encerrar a sessão devido à revolta da população que lotou o plenário. O projeto deve voltar ao Legislativo nos próximos dias e, devido à repercussão, alguns parlamentares que aprovaram a proposta de Galindo em julho já pensam em mudar seus votos.
Desta forma, Borges e Edivá, que integravam o staff do prefeito nos comandos das secretarias municipais de Infraestrutura e de Trânsito e Transporte Urbano, respectivamente, e pertencem à ala tucana favorável à manutenção da aliança com o petebista, são cotados como os principais nomes para ocupar o posto de líder do Executivo na Casa. Hoje, a cargo está nas mão de Everton Pop (PP), que não tem se mostrado muito à vontade na função.
(RD News)
No RDTV - CPI das PCHs enfrenta crise; Toninho defende plebiscito
O RDTV desta segunda (15) traz uma matéria sobre os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa, que apura supostas irregularidades na concessão de licenças ambientais para pequenas centrais hidrelétricas do Estado. O deputado Walter Rabello questiona o papel do secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, no processo de deixa transparecer que a comissão passa por uma crise. O programa que foi exibido ao vivo às 8h, mostra que o presidente da AL "cutuca" governador sobre falta de liderança e o vereador Toninho de Souza quer plebiscito para ouvir opinião da população quanto ao saneamento em Cuiabá. No comentário do dia, Romilson Dourado discorre sobre a incompetência e burocracia que emperra o crescimento de Várzea Grande e faz com que empresas não invistam na cidade. Assista a íntegra do programa.
(RD News)
SUS não pode depender de quem ocupa a pasta, diz ex-secretário
Embora tenha pedido pra deixar o cargo, o ex-secretário de Saúde de Cuiabá Maurélio Ribeiro culpa o troca-troca no comando da pasta pelas dificuldades que o setor enfrenta na Capital.
Para ele, a secretaria precisa de metas e planos a serem seguidos, além de um fortalecimento das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
"O SUS não pode ficar a mercê deste ou daquele que ocupar o cargo", avalia.
As medidas, segundo Maurélio, seriam uma forma de obter resultados mais efetivos, visto que a maior parte das ações da pasta são ligadas ao trabalho do Ministério da Saúde e, por isso, demandariam um prazo mínimo para que os resultados apareçam.
"Se não houver continuidade não tem como funcionar", reclama. O problema é que desde que o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) assumiu o Alencastro, oito secretários passaram pela pasta.
O mais recente entre eles, Pires tem sido alvo de críticas dos vereadores desde que assumiu. Para Maurélio, o embate é fruto de uma divergência de opiniões e deve ser visto com naturalidade. "Quando se assume um cargo com a complexidade deste, não há como agradar a todos", defende. O ex-secretário ainda completa que os cerca de cinco meses que Pires tem à frente da secretaria ainda não foram suficientes para se interirar completamente da situação e começar a tomar iniciativas. "Ele é o oitavo secretário, é lógico que vai sofrer", avalia.
(RD News)
Tudo que consegui para Sinop foi com intenso trabalho, diz Dorner
O deputado federal Roberto Dorner (PP) nega que tenha destinado emenda a Sinop para a conclusão do Programa de Desenvolvimento Acelerado (Prodac 2). Segundo o progressista, que deve se filiar ao PSD, não há emendas do Orçamento Geral da União para 2011.
Ele faz questão de ressaltar que "tudo o que conseguiu em benefício da região até o momento, foi somente por meio de sua força de trabalho e poder de articulação".Juarez lança mais de R$ 75 mi em obras com o apoio de Dorner
Dorner, porém, reconhece que as obras, que somam um investimento de R$ 75,6 milhões e são voltadas à construção de redes de esgoto, pavimentação urbana, novas escolas e instalação do Instituto da Criança, são de extrema importância não apenas para o município, mas para toda a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário