quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Designers criam pen drive que funciona também como vibrador

Um grupo de designers criou um pen drive que tem duas funções. Além de armazenar dados, ele pode ser utilizado como vibrador. O produto chamado "Duet" foi desenvolvido por uma equipe de designers de San Francisco, nos EUA.

De acordo com Ti Chang e Michael Topolovac, o dispositivo é feito de silicone e metal. Ele  vem em um estojo de couro, é resistente à água, tem quatro modos de vibração e cinco níveis de potência.
Segundo a emissora de TV "CBS", o produto é vendido a partir de US$ 75, com capacidade de 8 GB e 16 GB.


Família aguarda carro para enterrar mulher que morreu na segunda-feira

Enterrar parentes está mais doloroso em São Paulo desde esta terça-feira (30). Com a greve do serviço funerário municipal, os trâmites para a liberação de corpos na cidade têm se arrastado por dezenas de horas, ampliando o sofrimento de quem acabou de perder alguém próximo. No Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), na Zona Oeste da cidade, uma família ainda aguardava na manhã desta quarta-feira (31) o transporte do corpo de uma mulher que morreu na segunda-feira (29).
A mãe da estudante Karina Amorim Silva, de 18 anos, morreu após sofrer um infarto em casa por volta das 15h de segunda. Por volta das 9h desta quarta, 42 horas depois da morte, ela ainda não sabia que horas poderia enterrar a mãe. Ao lado de um tio e de uma prima, aguardava no SVO a chegada de um carro funerário que pudesse levar o corpo - liberado após autópsia desde a manhã de terça - para um cemitério na Zona Norte.
"Chegaram quatro carros funerários hoje, mas eram da Zona Sul. Deram um número do serviço na Zona Norte, mas ninguém atende. O enterro era para ter sido às 9h de hoje, mas o corpo nem saiu daqui ainda", contou a jovem.
A família teve problemas antes mesmo de a greve começar. Segundo Paulo Sérgio, tio de Karina, o resgate demorou cerca de uma hora para chegar à casa de sua cunhada, e ela já chegou morta ao hospital, por volta de 16h de segunda. O corpo só foi liberado e chegou ao SVO por volta de 4h de terça. Lá, funcionários disseram que os trâmites seriam finalizados até meio-dia. "Mas aí entrou em greve. Ficamos até 18h e nada. Falaram para voltar hoje, mas não tem carro. Aqui o serviço deles diz que já fez tudo, que está liberado. Já até lacraram o caixão", contou.

Ellen Roche disputa Playboy com cunhada de Temer

Depois da enrolada edição com a ex-BBB Adriana, em setembro, a próxima capa da Playboy será "disputada".
De acordo com o jornal Agora S. Paulo, desta quarta-feira (31), Ellen Roche está negociando para sair na revista.
A atriz está no papel da sensual Valéria, assistente de palco de Herculano (Rodrigo Lombardi), na novela O Astro (Globo).
No entanto, a edição de outubro ainda não está fechada, informou ao R7 a assessoria de imprensa da revista.
Outro nome que é cogitado para a Playboy de outubro é o da cunhada do vice-presidente Michel Temer, que assinou com a revista, mas ainda não tem data certa para publicação.

Traficantes morrem em confronto com a Polícia Civil

Um confronto entre policiais civis e traficantes resultou em duas mortes, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Morreram Pedro Henrique de Oliveira e Carlos do Nascimento Silva, que transportavam dois quilos de cocaína.
O tiroteio ocorreu ontem (30) à tarde, entre policiais civis da Delegacia Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá), próximo à fronteira com a Bolívia.
Os policiais estavam numa operação para desarticular uma quadrilha ligada ao tráfico de armas e drogas. O esquema envolvia levar veículos roubados em "estrada cabriteira", picadas que dão acesso ao país vizinho.
Ao se aproximarem, os policiais foram recebidos a bala e reagiram. Com a dupla, foram apreendidas duas armas – uma pistola 9 mm e um revólver calibre 38.
“Apreendemos também dois carregadores de pistola, 84 munições de 9 mm, um colete balístico e ainda portavam identidade falsa”, explicou um policial.
Ele informou que um dos traficantes era fugitivo da Cadeia Pública de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). Os policiais acreditam que a pistola tenha sido roubada.

Após susto na estreia, Brasil pega o Canadá

Na estreia, o susto. O que era para ser um jogo tranquilo contra a Venezuela ganhou ares de drama no ginásio Ilhas Malvinas, em Mar del Plata. O Brasil sofreu durante a maior parte do tempo e só conseguiu despachar o rival nos últimos minutos. Para a segunda rodada da Copa América, lição aprendida. Em mais um passo rumo aos Jogos de Londres, a equipe verde-amarela volta à quadra às 20h30m de quarta-feira para enfrentar o Canadá. Há uma semana, esse mesmo adversário foi nocauteado logo no primeiro quarto, com um implacável 24 a 2. Mas o flerte com a zebra na terça vacinou a seleção, que promete entrar em quadra na quarta como se campeões olímpicos estivessem do outro lado.
Temos que pensar que todos os rivais são fortes como a Argentina. Respeitamos todos da mesma maneira. Se tivermos que ganhar de um ponto, vamos ganhar de um ponto. Se tivermos que ganhar de 30, vamos ganhar de 30. Temos que entrar e fazer o nosso jogo - avisou Marcelinho Huertas, um dos destaques da vitória sobre os venezuelanos.
O Brasil está no grupo A, ao lado de Canadá, Venezuela, República Dominicana e Cuba. No B estão Argentina, Porto Rico, Panamá, Paraguai e Uruguai. Os quatro primeiros de cada chave avançam à segunda fase, quando as equipes cruzam com as do outro grupo. As quatro melhores, então, vão às semifinais, e as vencedoras garantem as duas vagas nos Jogos de Londres
Brasil: pegar moral no campeonato. Após uma partida mais complicada do que se previa na terça-feira, a equipe de Rubén Magnano precisa mostrar que o sofrimento contra a Venezuela foi apenas síndrome da estreia.
Canadá: evitar um novo vexame. A equipe da América do Norte folgou no primeiro dia do torneio e só estreia agora. Como a vitória é um sonho distante, a ideia é evitar que se repita o atropelamento da Copa Tuto Marchand, quando sofreu um apagão no primeiro tempo e perdeu por 88 a 70.
Rubén Magnano, técnico do Brasil: "É preciso ser um time diferente contra o Canadá. Até porque não vamos jogar de novo contra a Venezuela. Os canadenses têm um basquete totalmente diferente. São outras qualidades individuais. Na Venezuela, estudamos a característica de Vásquez, agora temos a característica de English, de Rautins. É nisso que temos que nos basear." 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fora dos planos do Fla, Jean é liberado para procurar novo clube

Sem Welinton, expulso no jogo contra o Vasco, e Alex Silva, lesionado no joelho esquerdo na mesma partida, Vanderlei Luxemburgo tem Ronaldo Angelim e Gustavo como opções para a zaga no confronto com o Avaí, nesta quarta-feira, às 21h50m, no estádio da Ressacada. Já o zagueiro Jean não faz mais parte dos planos do técnico e foi liberado para procurar um novo time. O jogador nem mesmo viajou com a delegação para Florianópolis. David Braz se recupera de amigdalite aguda e ainda não sabe quando retomará os treinamentos.
O grupo relacionado para a partida contra o Avaí conta apenas com Gustavo e Angelim de zagueiros.
Jean chegou ao Rubro-Negro em junho de 2010, e tinha contrato até dezembro deste ano. O zagueiro já teve passagens por São Paulo, Grêmio e Corinthians. No ano em que acertou com o Flamengo, o jogador atuou em 12 partidas, sendo 10 como titular. Na atual temporada, ele participou apenas de dois jogos entre os titulares, e entrou em sete oportunidades durante as partidas.
Em setembro de 2010, Jean era titular quando teve um atrito com o treinador Silas. Depois de um empate em 1 a 1 com o Goiás, o técnico – vaiado depois do jogo em Goiânia – disse: 'Eu não faço gol contra, não chuto a gol'. Naquele jogo, Jean marcara contra. Na ocasião, depois de saber das declarações, o zagueiro rebateu:
- Isso é lamentável. Em momento algum o treinador pode expor um jogador dessa forma.
Chuva em Florianópolis muda local do treino
O time do Flamengo fará um treino na tarde desta terça-feira em Florianópolis. Inicialmente, a atividade estava marcada para o CT do Figueirense, mas por conta das fortes chuvas na cidade, o gramado ficou em condições ruins. A comissão técnica definirá o local onde será realizado o treinamento.

Integrantes de gangue do Dom Aquino são condenados por homicídio qualificado
Redação 24 Horas News

Dois integrantes de gangue do bairro Dom Aquino, em Cuiabá, foram condenados nesta terça-feira (30.08), durante Tribunal do Júri. Adilson Matheus Pereira de Oliveira, vulgo “Nenê”, recebeu uma pena de 18 anos de reclusão, e Edson Figueiredo da Silva, o 'Buiu', foi condenado a 15 anos. Eles vão responder por homicídio qualificado praticado contra o jovem Rafael Augusto Pereira,16 anos.
De acordo com o promotor de Justiça Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, os réus respondem por outros crimes e são uma ameaça à sociedade. O 'Nenê', por exemplo, responde por mais três homicídios qualificados. “Trata-se de pessoa temida no bairro, tanto que testemunhas presenciais se negaram a depor em juízo com medo de futura represálias”, afirmou o promotor de Justiça.
 
Segundo ele, o homicídio praticado contra o jovem Rafael Augusto Pereira foi por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Consta na denúncia, que o crime ocorreu no dia 09 de dezembro de 2007, por volta das 17h40, em via pública, no bairro Dom Aquino. Dias antes do assassinato, a bicicleta da vítima foi subtraída e, após reconhecer o autores do roubo, a vítima foi tirar satisfação e, por vingança, foi executada.
 
“Na noite que antecedeu a morte da vítima, o réu Edson Figueiredo da Silva a ameaçou dizendo que a bicicleta já tinha 'pulado' e que ela iria 'pular' também. No dia seguinte, minutos após a vítima ter saído de casa foi alvejada pelo disparo fatal, o que demonstra que os réus já estavam a sua espera no intuito de lhe ceifar a vida”, esclareceu o representante do MPE.
 
Os sentenciados encontram-se presos por força de prisão preventiva decretada no início do processo. “A mantença das suas prisões se faz necessária para garantia da ordem pública, a fim de servir de desestímulo e se evitar novas investidas criminosas, principalmente no tocante ao sentenciado Adilson, por demonstrar personalidade violenta e índole criminosa”, ressaltou a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, em parte da sentença.
A sessão do Tribunal do Júri começou no início da tarde de segunda-feira, e terminou na madrugada desta terça-feira.
 
 
Açaõ judicial obriga Prefeitura a retirar ambulantes do centro de Cuiabá

O Ministério Público propôs, nesta terça-feira (29.08), ação civil pública com pedido liminar, requerendo a retirada de todos os vendedores ambulantes irregulares das ruas, praças, calçadas e logradouros públicos no centro de Cuiabá. Na ação, proposta contra o município, o MPE solicita que, além da desocupação da área, sejam retirados todos os instrumentos utilizados pelos ambulantes como barracas, balcões, tabuleiros, bancas e placas.
De acordo com o promotor de Justiça Gerson Barbosa, existem aproximadamente 320 vendedores informais exercendo atividades na região central. A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural tem, inclusive, inquérito civil instaurado para apurar denúncias sobre danos causados por vendedores ambulantes que se instalaram nos fundos do prédio onde funciona o Programa Ganha Tempo.
Consta na ação, que os vendedores irregulares ocupam área do Centro Histórico de Cuiabá e estão causando danos ao Patrimônio Cultural. O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da Capital foi tombado pelo União Federal em 04 de novembro de 1992 e preserva o patrimônio construído, remanescente dos séculos XVIII, XIX E XX.
“Não obstante a Administração Pública municipal admitir a necessidade de transferir os comerciantes para local adequado, porquanto alega se tratar de questão não apenas de ordem urbanística, mas também, social, ainda não adotou qualquer medida concreta para atingir tal desiderato. O município, em absurda justificativa, fundamenta sua incúria na recusa dos vendedores em fornecer dados mínimos para a lavratura de notificações”, ressaltou o promotor de Justiça.
O representante do MPE destacou ainda que o problema não é recente e causa transtornos à população em virtude da ausência de critérios de instalação, ocupação indevidas de ruas e vendas de mercadorias clandestinas. “Diante da lesão ao meio ambiente urbanístico e do prevalecimento de particulares em detrimento dos interesses da coletividade, faz-se necessária a intervenção judicial para cessar a irregular utilização de ruas, calçadas e praças no centro de Cuiabá, danos ao patrimônio histórico, e a omissão do poder público municipal no controle da atividade”, afirmou Barbosa.
Além de requerer a retirada dos ambulantes que estão irregulares, na ação o MPE solicita ao Judiciário que determine o cancelamento de alvarás provisórios que ainda estão em vigor. Requer ainda a realização permanente de operações inerentes ao poder-dever de polícia do município para controle e fiscalização. “Também requeremos a elaboração e manutenção de cadastro de todos os vendedores ambulantes regulares e do plano de ocupação das praças públicas, disciplinando os locais permitidos para instalação de comércio ambulante”, acrescentou o promotor de Justiça.

Feira Campo D’Ourique oferece comidas típicas nesta terça-feira
Redação 24 Horas News


Maria Isabel, farofa de banana, de mujica de pintado e paçoca de pilão.  Estes são alguns dos pratos típicos que podem ser encontrados na feira Campo D’Ourique que acontece toda terça-feira, a partir das 18 horas, na praça Paschoal Moreira Cabral, em frente à Câmara de Cuiabá. 
Para quem gosta de doce, há uma variedade de bolos e biscoitos tipicamente cuiabanos, como o mané-pelado, pixé e bolo-de-arroz. Além da gastronomia, na feira há diversas barracas de artesanato. 
 
Segundo a secretária de Cultura da Câmara, Daniela Ribeiro Cardoso, a feira funciona como promoção e valorização da tradição cuiabana, além de ser uma oportunidade para a população conhecer a história do local onde está instalada a sede do Poder Legislativo de Cuiabá.  
 
A Praça Paschoal Moreira Cabral foi demarcada pela Comissão Rondon, em 1909, como centro geodésico da América do Sul. Na década de 30, o local, conhecido como Campo D’Ourique, também foi palco da tradicional Festa do Divino e das famosas touradas.
 
A feira cultural Campo D’Ourique é realizada pela Câmara de Cuiabá, em parceria com o Banco do Brasil, Governo Federal e Contaud Contabilidade. A feira acontece toda terça-feira, das 18 às 22 horas.

Mais magro e ainda com dor, David Braz segue sem previsão de retorno

nternado há seis dias em função de um quadro de amigdalite aguda que evoluiu para uma infecção pulmonar, o zagueiro do Flamengo David Braz teve alta do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no fim da manhã desta terça-feira. Visivelmente mais magro já que ainda não está conseguindo ingerir alimentos sólidos - e nos primeiros dias teve de manter medicação intravenosa pois não estava ingerindo nem mesmo líquidos -, David não vê a hora de poder voltar a treinar.

- Ainda não sei quando isso vai acontecer porque sinto muitas dores na garganta e vou continuar meu tratamento em casa. Mas só de poder sair do hospital já é uma vitória. Agora é seguir com as orientações dos médicos e torcer para voltar o mais rapidamente possível. Este é o meu maior desejo - afirmou.
Internado no mesmo hospital que o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, David Braz revelou que assistiu às imagens do clássico em uma televisão no hospital. O zagueiro, que admitiu ter ficado chocado e assustado, não teve qualquer tipo de contato com os familiares do treinador, mas garantiu que é mais um na torcida pela recuperação.
- O Ricardo Gomes vai ter sempre a torcida de todos. Ele é um grande profissional, uma pessoa do bem, respeitada por todo mundo no futebol. Fiquei assustado com as imagens, mas torço para que ele saia logo dessa - disse.

Cuiabá vive cenas de faroeste selvagem em pleno centro nobre da cidade!

=====================

Quatro pessoas mortas em tentativa de assalto a dinheiro transportado por carro forte


======================

Greve de policiais prejudica as investigações



Greve prejudica investigações de tiroteio que resultou na morte de 4 pessoas
As investigações sobre a tentativa de roubo, que resultou em tiroteio e morte de quatro pessoas na Galeria Itália, em Cuiabá, estão prejudicadas devido a greve da Polícia Civil do Estado. De acordo com delegado João Bosco (foto), responsável pelo caso, existem várias diligências a serem realizadas e outros suspeitos de envolvimento no crime já foram identificados, porém não há policiais suficientes para auxiliar nos trabalhos.

A tentativa de roubo aconteceu na tarde dessa segunda-feira (29) na Galeria Itália, em frente ao Shopping 3 Américas. No local morreram os assaltantes Thiago Henrique da Silva, 24 anos, Luiz Fernando Almeida da Silva, 21, e o segurança Paulo Perpétuo Corrêa, 30. A quarta vítima morreu no pronto-socorro. O vigia Waldonil Nogueira de Matos levou um tiro na cabeça e veio a óbito após ser submetido a uma cirurgia.


O delegado fez um apelo às autoridades para que a greve seja encerrada o mais rápido possível e não prejudique ainda mais as investigações. “Já temos a qualificação dos dois (assaltantes) que fugiram, mas como vou dar continuidade? Um delegado sozinho não faz um trabalho desses”, reclamou o delegado.


João Bosco ressaltou ainda que os trabalhos realizados no local do crime só foram possíveis com o auxílio da Polícia Militar. “A PM foi quem fez todo o trabalho. Estávamos em dois delegados, um chefe de operações e um policial”. Segundo o delegado, as investigações ficarão paralisadas até que a greve seja encerrada.


A tentativa de roubo aconteceu às 15h51 dessa segunda-feira (29), quando os dois assaltantes chegaram atirando no momento em que os seguranças reabasteciam um caixa-eletrônico localizado na galeria. Além dos quatro mortos, um terceiro segurança foi baleado na perna e não corre risco de morte. No local a polícia encontrou uma motocicleta que teria sido usada pelos bandidos.
Pânico e muita correria na hora do tiroteio
......................


Corre-corre, tumulto, pânico, tiros e três pessoas mortas e duas baleadas, durante a tentativa de assalto a um carro-forte na galeria Itália, em frente ao Shopping Três Américas, em Cuiabá, na tarde desta segunda-feira, dia 29.
Informações preliminares apontam que a troca tiros teve início quando o vigia de uma transportadora de valores que abastecia um caixa eletrônico de uma agência bancária reagiu à tentativa de assalto. Na galeria funciona além de caixas eletrônicos o banco Santander e o Bradesco.
Durante o tiroteio três seguranças da empresa Prossegur foram baleados. O primeiro não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da galeria, o outro levou um tiro na cabeça e foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro. Um terceiro segurança da transportadora foi ferido na perna e está gravemente ferido. Ele foi levado para um Hospital particular.
Pelo menos quatro assaltantes estariam envolvidos na ação criminosa. Eles foram alvejados e dois morreram. Um dentro da galeria e outro mesmo baleado tentou fugir em um VW Gol branco, que colidiu em um caminhão pipa.O outro crimininoso baleado também foi encaminhado ao Pronto Socorro.
Policiais do Primeiro Batalhão e da Rondas Ostensivas Metropolitanas (Rotam) foram mobilizados e fazem buscas na região na tentativa de capturar outros assaltantes que fugiram a . Uma suspeita de estar envolvida foi detida e será interrogada pelo titular que vai conduzir o inquérito.
A perícia está no local e o delegado João Bosco do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Bairro Verdão segue para realizar a liberação dos corpos.
o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) informou que em contato com bancários que trabalham nas agências da galeria, o clima é de insegurança e medo. Durante a ação, trabalhadores que estavam na agência do Bradesco deitaram no chão com medo dos tiros disparados.
Os dados do SEEB-MT explicitam o quanto os bandidos estão encontrando facilidade para arrombar caixas eletrônicos. São mais de 60 caixas que sofreram ataques com dinamites, maçaricos e outros artefatos. Outra consequência dessas ações são as pessoas que são feitas reféns, as troca de tiros que colocam a vida de todos em risco e a insegurança que paira no ambiente.

Fotos: Neliomar Batista Neres

Rei dos empates, Felipe frisa vacilos do primeiro turno e cobra arrancada

Para o rubro-negro, soa mais ou menos como a teoria do copo metade cheio ou metade vazio. Vice-líder do Brasileirão, com 36 pontos, o Flamengo encerrou o primeiro turno como a equipe que mais empatou na competição: nove vezes. Para os pessimistas, chances desperdiçadas de não somente alcançar como disparar na liderança. Já os otimistas observam a marca com o lema de que “o importante é somar pontos" e que cada igualdade foi importante também para que o time fosse o menos derrotado da primeira metade da competição: apenas uma vez. O goleiro Felipe ficou com a segunda opção, mas lembrou que cada resultado tem sua peculiaridade.
Se a situação adversa, com um homem a menos desde o primeiro tempo, tornou o 0 a 0 com o Vasco, domingo, no Engenhão, um placar digno de comemoração, os dois pontos deixados em Porto Alegre graças a bicicleta de Leandro Damião, uma semana antes, diante do Inter, ainda são lamentados.
- Somos também o time que menos perdeu. Não é tão bom empatar, mas é melhor empatar do que perder. Dependendo do jogo, o empate é um bom resultado, como foi contra o Vasco, quando ficamos muito tempo com um jogador a menos. Outros, como contra o Inter, que tínhamos um jogador a mais, são pontos que podem fazer falta.
Felipe, entretanto, admitiu que o Flamengo deixou escapar pontos importantes em situações amplamente favoráveis. E deixou claro que só uma solução colocará um fim nas lamentações: o título.
- Há empates que lamentamos, como contra o Bahia, contra o Ceará, o Inter, pela vantagem numérica. São pontos que podemos vir a lamentar, mas se formos campeões são resultados que vão ter valido a pena.


Antes do treino, Deivid faz oito gols e vence Ronaldinho Gaúcho. No totó

Atacante brinca em clima descontraído com camisa 10 em Florianópolis

Por Janir Júnior Florianópolis

Por conta das fortes chuvas dos últimos dias em Santa Catarina, o Flamengo mudou o local do seu treinamento e desistiu de realizar atividade no gramado do CT do Figueirense nesta terça. O grupo seguiu para um campo de grama sintética coberto, em Monte Verde, Florianópolis. Antes do trabalho, o clima foi de descontração.

Ronaldinho Gaúcho e Deivid aproveitaram uma mesa de totó que estava no local para um desafio. O atacante, que vem sendo criticado pelos gols perdidos, mostrou habilidade com a bolinha pequena. Deu de goleada no camisa 10: 8 a 3, com Léo Moura na plateia.
Ronaldinho Gaúcho e Deivid jogam totó em Florianópilis (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
Deivid venceu Ronaldinho com facilidade: 8 a 3 (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
saiba mais

De bom humor, Ronaldinho tirou fotos com alguns fãs. Como o campo era anexo a uma academia, torcedores tentaram dar um jeitinho para chegar próximo de seus ídolos: alguns diziam que eram amigos do proprietário do local, outros fingiam que iam para a sala de musculação, mas logo se espremiam nos vidros para conseguir tirar foto dos jogadores.

Treino em ritmo de 'showbol'

Como o campo de grama sintética é pequeno, Luxemburgo dividiu o grupo em quatro grupos de cinco. Thiago Neves atacou de goleiro. Um jogador gritou:

- É showbol!

O Flamengo enfrenta o Avaí nesta quarta-feira, às 21h50m, no estádio da Ressacada. A previsão aponta que o tempo irá melhorar no dia da partida.
Ronaldinho Gaúcho e Deivid jogam totó em Florianópilis (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)

 

Prefeita belga é flagrada fazendo sexo no alto de torre

Prefeita belga é flagrada fazendo sexo no alto de torre.
Procurada pela imprensa belga, Ilse Uyttersprot destacou que não imaginava que havia alguém por perto. Ela acrescentou ainda que se trata de um episódio privado e que teria ocorrido há quatro anos.
Segundo Ilse, o caso também não irá atrapalhar seu trabalho como prefeita.
A cena foi flagrada por um grupo de jovens sem querer, quando eles faziam filmagens da cidade.

Dilma vincula aprovação de emenda da saúde a nova fonte de financiamento

Apesar dos apelos do Planalto, há uma crescente pressão dos deputados para a votação do projeto no dia marcado por Maia. Hoje, os líderes reúnem-se para tentar encontrar uma fonte de financiamento. Levantamento feito pelo Estado mostra que 14 dos 17 governadores consultados são favoráveis à regulamentação da emenda.
Embora Dilma não tenha falado em ressuscitar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), todos os participantes da reunião do Conselho Político entenderam que recursos para o setor só serão possíveis com um novo tributo. O governo não quer ser o autor de uma proposta de aumento de impostos e, por isso, transfere o debate ao Congresso e aos governadores. Durante a campanha eleitoral, Dilma defendeu a regulamentação da Emenda 29.

Gilmar Mendes defende em MT mais rigor na pena a menores infratores 

Contrário à redução da maioridade penal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defende tratamento mais rigoroso aos menores infratores em vez de mandá-los às unidades prisionais antes de completar 18 anos. Ele disse temer que essa redução possa prejudicar ainda mais a socialização dos adolescentes, que passariam a conviver com detentos de maior periculosidade.
Segundo o magistrado, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser modificado no sentido de penalizar os menores nas próprias unidades socioeducativas. Ele também se manifesta contra a manutenção de um suspeito de pequenos furtos junto com presos de maior periculosidade. Segundo Mendes, isso pode fazer com que o preso que cometeu crimes de menor potencial ofensivo possa sair da prisão com uma índole pior do que quando entrou.
Gilmar Mendes também se posicionou favorável às concessões de medidas cautelares aos presos cuja pena for inferior a quatro anos de detenção. Porém, embora defenda as medidas alternativas aos reeducandos, Mendes admitiu que atualmente o Judiciário e o Executivo não possuem condições de fiscalizar o cumprimento das penalidades aplicadas, como, por exemplo, quanto à proibição de sair de casa em determinados horários.
O ministro atribui à crescente demanda do Judiciário, que provoca a demora nos julgamentos processuais, a falta de novas medidas de soluções de conflitos, pois, segundo ele, hoje a sociedade vê somente a Justiça como única forma de resolver um impasse, a ponto de ao menos um membro de cada família ter um processo em tramitação. Ele cita que hoje há um total de 80 milhões de processos a serem analisados por apenas 18 mil juízes.

AMM traça perfil da economia dos municípios mato-grossenses 

O encontro é promovido pela AMM em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa. O mapa foi elaborado pela equipe técnica da AMM com base em informações de fontes oficiais, como Secretaria de Infraestrutura e de Planejamento de Mato Grosso, IBGE, Incra e Intermat, entre outros.
A AMM elaborou o mapa com o objetivo de identificar os principais aspectos econômicos dos municípios, com malha viária, onde estão em destaque as principais culturas agrícolas, indústrias, pecuária, potencial turístico, assentamentos e área de preservação ou indígena. “Mato Grosso e seus municípios estão em constantes transformações. Essa constatação é válida para diversos aspectos de nossa sociedade, mas é sobretudo na economia que percebemos as maiores mudanças”, afirmou o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá.
Denominada “Mapa em Construção”, a ferramenta de análise dos dados econômicos está receptiva a novos dados fornecidos pelas prefeituras. Se o prefeito ou algum técnico identificar alguma cultura ou atividade econômica não destacada no mapa, pode procurar a coordenadoria técnica da AMM para solicitar a inclusão das informações. A equipe técnica da AMM avalia que o mapa estará sujeito a muitas transformações ao longo do tempo, considerando que em Mato Grosso verifica-se uma constante mobilidade social e econômica. Em curto período de tempo, cidades e regiões inteiras podem ser transformadas pelo advento de novas culturas agrícolas, a chegada de ferrovia ou de indústrias, entre outros fatores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ely Santantonio

 Curto&Grosso

Wilson Santos, bois no rolete, paparicação e 2 mil convidados

Deu no RDNews: Wilson Santos recebeu mais de 2 mil "amigos" em sua festa alusiva aos 50 anos de idade, comemorado na última sexta, na sede do Nipo Brasileiro, na região do Coxipó, em Cuiabá. Nem parecia aquele que no ano passado chorou a derrota e se isolou politicamente, após renunciar a cadeira de prefeito para se aventurar na candidatura a governador, amargando o terceiro lugar.

Lágrimas ao discursar

Em discurso, o ex-prefeito e agora conselheiro do governo de Minas Gerais, com salário de quase R$ 10 mil, falou por cerca de 20 minutos. Em alguns momentos se emocionou. Voltou a lembrar da origem, citando ser filho de costureira e de um agrimensor e da luta de professor até ingressar na vida pública, com passagem pelos mandatos de vereador, de deputado estadual e federal e de prefeito por 5 anos.

Não é candidato em 2012

Ele não será candidato no próximo ano e nem vê clima para isso, mas acredita na recuperação da popularidade para disputar a deputado federal em 2014.

Galindo "estica saco" do amigo

A confraternização foi uma iniciativa do próprio Wilson, uma forma de "reatar" amizades. Apesar disso, ele reagiu como se fosse surpresa organizada pelos amigos. Os convidados "devoraram" 2 bois no rolete, regados a cerveja e refrigerante. Mais da metade era líderes comunitários e professores. O prefeito Chico Galindo fez discurso. Só faltou dizer que o colega tucano foi o "melhor prefeito do mundo". Admitiu que enfrenta muitos problemas administrativos e citou "heranças" de gestões anteriores, mas sem fazer críticas. Galindo levou junto o irmão, empresário Altamiro Galindo.

Maluf no churrascão

Nem todos vereadores do PSDB de Wilson foram à festa. Antonio Fernandes, por exemplo, deve ter percebido que seria persona non grata e não quis se arriscar. Já Edivá Alves, Paulo Borges e Lueci Ramos, além do suplente Roosivelt Coelho, foram felicitar o ex-prefeito, assim como o ex-deputado Carlos Carlão. Os deputados Guilherme Maluf e Nilson Leitão, estadual e federal, respectivamente, também fizeram o mesmo.

Professores também na festança

Um grupo de professores prestaram homenagem a Wilson, entregando a ele um cartaz com frase alusiva ao trabalho da Funec, fundação que cuida do Cuiabá-Vest, o cursinho gratuito criado na gestão Wilson para preparar alunos carentes para curso superior. Disseram que o tucano priorizou a educação enquanto prefeito da Capital.

Grudada ao cargo feito carrapato

Também do RDNews: Ao que tudo indica, o deputado Emanuel Pinheiro (PR) não vai descansar até que a presidente da Ager, Márcia Vandoni, seja destituída do cargo. O parlamentar garante ter encontrado uma saída jurídica para que ela seja exonerada, mesmo tendo sido eleita para cumprir um mandato que dura até 2012. O republicano aguarda agora uma oportunidade de mostrar o estudo ao governador Silval Barbosa (PMDB). Ainda assim, Emanuel defende que a própria Márcia desista do embate e coloque o cargo à disposição do peemedebista. "Ela precisa refletir e perceber que está expondo desnecessariamente o governador e o presidente (da Assembleia) Riva", avalia. Segundo o deputado, a maioria dos parlamentares compartilha a mesma avaliação. "Acho que só o Riva e o Sérgio Ricardo discordam disso", ponderou.

Sem deixar saudades

Do Mídianews: O coronel PM Alexandre Maia é apenas a primeira vítima da faxina que o governador Silval Barbosa (PMDB) iniciou no Palácio Paiaguás, após o risco de uma crise com o Poder Legislativo. O milico sai da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) sem deixar saudade - inclusive, entre os funcionários. Nos bastidores, o comentário é de que o deputado estadual Sebastião Rezende (PR) pode assumir a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpur). Em troca, Arnaldo Alves seria remanejado para a Secretaria de Planejamento, onde já atuou como secretário-adjunto, na gestão Blairo Maggi, e titular após Silval Barbosa assumir, em abril de 2010. A pasta também faz parte da cota do PR, que tem a maior bancada na Assembleia Legislativa.

Corpo é encontrado em casa abandonada na Capital

Um homem foi encontrado morto na manhã deste sábado no bairro no bairro Jardim Passaredo, no Coxipó. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo estava dentro de uma casa abandonada, que é utilizada por usuários de drogas.

A vítima não portava documentos, mas segundo moradores se chamava José Carlos, e tinha 30 anos.

Segundo o Instituto Médico Legal (IML), ele morto  com pedradas e três tiros na cabeça.

O delegado André Renato investiga o caso. As primeiras informações apontam para um crime de acerto de contas. Ninguém foi preso.

 

Flanelinha foi morto por aluno do Liceu Cuiabano, diz polícia

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) identificou o executor do flanelinha Fabiano Pereira, de 27 anos, na última segunda-feira (22), na praça Santos Dumont, em Cuiabá.

Segundo o delegado Antônio Carlos Garcia, trata-se de um aluno da Escola Estadual Liceu Cuiabano, localizada ao lado da praça onde ocorreu o crime. A polícia aguarda para que o jovem se apresente nos próximos dias. O que auxiliará na elucidação do caso.

Em depoimento a polícia, o pai do estudante, contou que o filho vinha recebendo ameaças feitas pelo flanelinha.

O pai disse que, na semana da execução, o filho telefonava para o irmão ir busca-lo na escola por medo de Pereira. Segundo o pai, o filho deve se apresentar à polícia nos próximos dias.

Homem é preso em flagrante furtando carne do Modelo

Policiais militares prenderam em flagrante um homem que roubava carne no Supermercado Modelo, no bairro CPA III. Segundo a polícia, Edimilson Souza Gomes, tentou sair pela porta da frente após furtar carne e colocar embaixo na blusa.

O furto não foi bem sucedido já que funcionários do estabelecimento viram e acionaram a polícia. A guarnição que estava em rondas na região, foi acionada e chegou a tempo no local.

Edmilson foi abordado quando saia do supermercado. O rapaz foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

 

Velentão é preso e enquadrado na Maria da Penha depois de bater na esposa

 e promover uma quebradeira em casa destruindo TV, aparelho de som e outros eletrodomésticos. Ao ser detido pelos policiais ainda fez ameaças e disse que quando sair da cadeia vai matar a mulher A.S.A, 31, que já foi agredida em outras ocasiões e chegou a registrar ocorrência na Polícia, mas nunca levou a queixa adiante.

O casal tem uma filha de 6 anos, que foi levada pela mãe para a casa da vizinha, enquanto Ronaldo surtava e destruía a residência. O flagrante foi registrado por volta das 9h deste domingo, no residencial José Carlos Guimarães, na região da fábrica da Coca- Cola, em Várzea Grande. A mulher informou aos policiais que o acusado é alcoólatra e também usa drogas e costuma já a agrediu em outras situações.

Após bater em A, o acusado começou a jogar as coisas na rua promovendo um verdadeiro quebra-quebra. Foi quando ela correu para a casa de uma vizinha e acionou a Polícia.

Ely Santantonio

Curto&Grosso

Sem pena de Pagot

Diferente da maioria da classe política de Mato Grosso que considerou como uma perda para o Estado a saída de Luiz Antônio Pagot (PR) da direção nacional do Dnit, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) acha que Mato Grosso ganhou. Segundo ele, “as coisas não estavam andando, mas agora vão andar”.


Praças inutilizadas


A avenida São Sebastião passa por tradicionais bairros da região central de Cuiabá, como Goiabeiras, Popular e Quilombo. Ao longo dos seus cinco quilômetros de extensão estão situadas quatro praças, lugares que deveriam servir como área de lazer e recreação. Estão todas abandonadas pelo prefeito Chico Galindo, segundo denúncia veículada no Diário de Cuiabá.

Cuiabá violenta

A noite foi violenta na Grande Cuiabá e três tentativas de homicídios foram registradas pela Polícia Militar num período de 12 horas. O primeiro crime ocorreu por volta das 19h30, no bairro Novo Horizonte, na capital, e a vítima é Sandra da Silva Barreto, 20 anos. A jovem levou um tiro na perna. O segundo caso aconteceu no bairro São Matheus em Várzea Grande e a vítima é Welington Pinheiro dos Santos, 35 anos. Ele levou três tiros, sendo dois no braço e um na perna. O último crime registrado no Ciosp foi no distrito de Nossa Senhora da Guia,onde Gelinek Viana Miranda, 49 anos, foi esfaqueado nas costas.

Silval Barbosa atuante

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), inaugura nesta segunda-feira (29.08), às 9h, o Residencial Nova Canaã - 1ª Etapa - em Cuiabá. Serão entregues 499 Unidades de Habitação (UH), sendo 250 para as famílias que foram sorteadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e 249 para aquelas que residem em áreas de risco geográfico ou vulnerabilidade social, na Capital. Ao todo foram investidos R$ 19.145.278,74, em recursos federais, com contrapartida do Estado e município. O residencial está localizado próximo a estrada da Ponte de Ferro, no Jardim Paraná, vizinho ao Três Barras.
Ely Santantonio

Curto&Grosso

Jornalista sortudo

Do Mídianews: O jornalista cuiabano Jorge Bastos Moreno, de O Globo, foi a grande estrela do jantar promovido pelo senador Pedro Taques (PDT), na noite de sexta-feira, na Peixaria Cacalo, em Cuiabá. É o que informa a coluna "Cuiabá Urgente", do Diário de Cuiabá. Moreno, que atua no eixo Brasília-Rio, está finalizando um livro sobre Ulysses Guimarães, de quem foi assessor e amigo. O livro vai virar um monólogo que ganhará os palcos do Rio com a sua musa, a atriz Mariana Ximenes. O jornal lembra que JM é famoso por estar sempre acompanhando por belas mulheres, e ficou encantando com a beleza e a desenvoltura da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB).


Medo de perder "bocão"

Deu n'A Gazeta. Pode até ser que não saia a tão propalada minirreforma no secretariado do governador Silval Barbosa (PMDB), mas que a informação aqueceu os bastidores do Palácio Paiaguás, isso não existe a menor dúvida. Principalmente diante da fila que se formou, na quinta-feira (25), no gabinete do governador, para despachar com o chefe que, nos últimos dias, esteve mais em Brasília do que em Mato Grosso.

Entregue às traças

Obras que requerem recursos do governo federal estão paralisadas por falta de repasse de verbas no município de Cáceres (MT). A denúncia foi feita pelo prefeito da cidade, Túlio Campos (DEM), durante reunião com a bancada federal, em Brasília, nesta semana. Ele apelou ao governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) para que apóie o município nas negociações junto à União para a liberação dos recursos.

Dois bandidos e um vigilante morrem em troca de tiros durante assalto

Dois assaltantes e um vigilante morreram na tarde de hoje (29) em um tiroteio dentro da Galeria Itália Center, no Coxipó, em Cuiabá. Os vigilantes da Prossegur estavam abastecedo os caixas eletrônicos quando uma quadrilha tentou o assalto.

Na troca de tiros, dois bandidos e um vigilante foram atingidos e morreram na hora. Um outro assaltalte foi capturado. Os corpos de um dos bandidos e de um vigilante estão dentro da loja Dio Florenza.

Já o outro assaltante morto está dentro do carro usado no assalto, ele tentava fugir quando foi alvejado e morto. Um segundo vigilante corre risco de morte, já que foi baleado na cabeça. Ele foi levado às pressas para o hospital. Seu quadro é grave.

Uma multidão se aglomera no local, que fica em frente ao Shopping Três Américas. A polícia, perícia técnica e IML estão no local. 

O vigilante morto foi identificado apenas como Paulo. Outros dois estão baleados no PS de Cuiabá, identificados como Alex e Valdomir. Os três são da empresa Prossegur. Os bandidos ainda não foram identificados. A perícia ainda deve demorar para acabar.


PM expulsa policial por participar de fraude com cheque

O Comando da Polícia Militar - MT expulsou, a bem da disciplina, o soldado Rubens Neves Junior. O soldado que trabalhava no 10º Batalhão da PM, em Cuiabá, foi acusado de se beneficiar de transação ilícita envolvendo cheque adulterado de R$300 para R$ 30.000,00. A expulsão consta no Diário Oficial, publicado no dia 26.

Segundo informações do Diário Oficial, o cheque original foi emitido pelo Posto Santa Gema LTDA, situado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim - ES.

As investigações apontaram que o soldado recebeu o valor de R$ 30 mil em sua conta corrente, no Banco Credimil. Sendo que a adulteração ocorreu no valor do cheque, o qual foi expedido, originalmente, com o valor de R$ 300,00.

Depois, o soldado sacou a quantia de R$ 25 mil e transferiu a quantia de R$ 4.800 mil para outra conta corrente de sua responsabilidade, a qual era mantida no Banco do Brasil.

O inquérito concluiu que o soldado não foi o autor da falsificação, mas por ter se beneficiado da fraude, foi enquadrado também por crime de estelionato.

O soldado tem cinco dias para devolver o armamento e todos os equipamentos de propriedade do estado. O porte de arma do agora, ex-militar também será cancelado. Procurado, o comandante Zaqueu não quis comentar o assunto.


Casal gay briga em lanchonete e acaba preso

Eliaber Rafael da Silva, 18 anos e Amaury Pereira de Campos, 27 anos, casados há quatro anos, foram presos pela policia neste final de semana depois de se "atracarem" em uma lanchonete no município de Várzea Grande. A briga começou porque um dele estaria traindo o parceiro.

"Tem horrores de mensagens dele em meu celular. Ele diz que me ama, mas me traiu com outro gay e disse que irá me matar",  disse Eliaber todo arranhado nas costas, acusando o seu parceiro de tê-lo agredido com uma garrafa quebrada.

Amaury que é o homem da relação, disse que não estava traindo o seu parceiro. "Ele sempre faz estes bafões. Eu não o traio", defendeu-se.

De acordo com a Polícia Militar, pessoas que estava no local da briga, acionaram a policia que conseguiu deter os dois "brigões" e o encaminharam para a delegacia de VG.


Hackers invadem sites do governo e ensinam como fazer, no You Tube

Novamente os hackers denominados "Mandrake Antisec MT" ou o "Mágico que se vinga", invadiram um site do governo. Mas só que desta vez foram mais ousados, além de cometer o ataque, os invasores publicaram no Youtube, passo a passo,  como invadir sites. Como exemplo, o site da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) todo conteúdo da página foi adulterado.

Constantemente os invasores atacam sites do governo, prefeituras e empresas de Mato Grosso, mas sem destruir o banco de dados. O grupo deixa uma mensagem para o site invadido com os dizeres. "Seu servidor é fraco. Favor contate o administrador e reforce sua segurança" ou fazem ameaças de que outras invasões irão ocorrer.

Em uma invasão, o grupo transformou o petista Alexandre Cesar em tucano, satirizando na página do politico com uma imagem dele com um tucano ao fundo.

A indignação do grupo é com a corrupção na política brasileira e com os sucessivos escândalos, como os "mensaleiros" e "sanguessugas", além do recente caso do  Dnit, com membros acusados de pagamento de propinas e superfaturamento nas obras públicas.

CREA-MT, MT Concurso, Segurança Pública, Seduc, faculdade Unirondon, Ariel veículos entre diversos sites de prefeituras já foram invadidos.

Os hackers uma página para divulgar senhas e logins de sites invadidos para comprovar as invasões. O twitter disponível está registrado como Mandrake Antisec -BR.

Silval já admite realizar outras trocas em seu secretariado até o fim do ano

Mesmo dizendo que não cederá a pressões externas – leia-se dos deputados estaduais, o governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu na manhã desta segunda-feira (29), que já analisa a possibilidade de promover outras mudanças em seu Staff. A primeira alteração no secretariado estadual já aconteceu e a posse acontece no final da tarde de hoje, assumindo o agricultor Vicente Falcão, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em substituição a Alexander Torres Maia, que colocou o cargo à disposição na semana passada.
Sem citar nomes nem pastas, o governador disse que fará algumas alterações até o final deste ano. “Temos alguns ajustes pra fazer. Não vou falar que é o secretário A ou B. Nós estamos acompanhando atentamente o desempenho dessas pessoas, e até o final do ano, quando achar necessário, vamos realizar as trocas”, revelou Silval.
Na manhã desta terça-feira (30), o chefe do Executivo Estadual irá se reunir com os deputados estaduais para que eles exponham suas demandas com relação ao secretariado estadual. Os legisladores pretendem explanar mais uma vez ao governador sobre o descontentamento com três secretários que não tem atendido as demandas da AL. Os que estão ‘na mira’ do parlamento são Márcia Vandoni (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), Rosa Neide Sandes (Educação) e Arnaldo Alves (Pavimentação e Transportes Urbanos).
Sobre a reclamação dos parlamentares, o governador descartou fazer alteração no primeiro escalão apenas pelo descontentamento dos deputados. “Não cedo à pressão. Promovo alterações apenas quando achar necessário. Mas tenho avisado aos secretários que eles têm a obrigação de manter uma boa relação os Poderes”, finalizou.

Retomado processo de cassação de prefeito e mais 6

Terá sequência na manhã desta segunda-feira (29), na Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, o julgamento do processo de cassação do prefeito Júlio César Ladeia (PR), do vice José Jaconias (PT), e dos vereadores Genilson Komazae (PR), Celso Ferreira (DEM), Haroldo Ferreira de Lima (DEM) e Paulo Porfírio (PR), todos afastados por determinação judicial, acusados de improbidade administrativa, tráfico de influência e cobrança de propina.
O julgamento do pedido de perda dos mandatos teve início na semana passada (24), com a leitura do relatório de 700 páginas elaborado pela Comissão Processante (CP), com base nas investigações da Comissão Especial de Investigação (CEI), se estendeu durante todo o fim de semana, e foi interrompido a pedido dos advogados de Ferreira, Aroldo e Porfírio, para incluir na exposição oral em plenário 5.583 páginas de peças da defesa.
Todos os investigados são alvo de um escândalo envolvendo o “rombo” estimado em R$ 6 milhões aos cofres do município com a contratação da Oscip instituto Idheas para gerenciar os serviços de Saúde. Eles foram afastados do cargo a pedido do promotor de Justiça Antônio Moreira da Silva. À época, o município terceirizou o serviço de Saúde. O termo de parceria teve que ser rescindido, em abril de 2010, devido à operação Hygeia, deflagrada pela Polícia Federal para investigar suposto esquema de corrupção envolvendo o Idheas.

Petrobrás arrenda Termoelétrica de Cuiabá e reinaugura usina no dia 12

Depois de quatro anos sem funcionar por conta do rompimento do contrato do fornecimento de gás com a Bolívia, a Usina Termoelétrica de Cuiabá voltará a operar no dia 12 de setembro, sob tutela da Petrobrás. A usina possui capacidade para gerar 480 Mega Watts de energia, três vezes maior que a Usina de Manso, por exemplo.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (29) pelo governador Silval Barbosa (PMBD), durante entrevista coletiva no Palácio Paiaguás. De acordo com informações do representante da Empresa Pantanal Energia, Fábio Garcia, assinatura entre a empresa, o governo do Estado, a Petrobrás e o governo boliviano, será feita no dia 5 de setembro no Rio de Janeiro, e a reinauguração já está marcada para o dia 12.
Desde o final de semana o gás voltou aos dutos da Termoelétrica de Cuiabá, e amanhã (30), serão realizados os primeiros testes de equalização para funcionamento definitivo da usina. O novo contrato dá à Petrobrás a concessão da distribuição do Gás para o funcionamento da Usina pelo período de dois anos. A quantia, segundo o governador, é suficiente para retomar o funcionamento da usina e ainda suprir a demanda de 60% do Estado de Mato Grosso.
Pelo acordo, Mato Grosso receberá em princípio 2,2 milhões de m³/dia de Gás Natural. O secretário Pedro Nadaf complementou que desde a paralisação das atividades da Usina, o Estado determinou como política de Governo a solução do impasse. “Foram realizadas várias viagens à Bolívia com o objetivo de estabelecer um acordo com o governo boliviano para que a Termelétrica volte a funcionar”, disse. Nadaf destacou que o acordo é exclusivo para o funcionamento da Usina, mas que este processo pode se ampliar à distribuição inclusive de Gás Natural Veicular (GNV), que tem contrato sólido de dez anos entre Governo do Estado e a Bolívia.

Obras estão paralisadas por falta de recursos federais, denuncia prefeito

Foto: ReproduçãoObras estão paralisadas por falta de recursos federais, denuncia prefeito
Obras que requerem recursos do governo federal estão paralisadas por falta de repasse de verbas no município de Cáceres (MT). A denúncia foi feita pelo prefeito da cidade, Túlio Campos (DEM), durante reunião com a bancada federal, em Brasília, nesta semana. Ele apelou ao governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) para que apóie o município nas negociações junto à União para a liberação dos recursos.
Segundo consta de um dos documentos obtidos com exclusividade pelo Olhar Direto, as obras paralisadas no município ultrapassam a quantia de R$ 3 milhões, como a construção do mini estádio da Saida (R$ 195 mil), a revitalização da Praça Esperidião Marques (R$ 243,7 mil), além de outras que também estão paralisadas.
As quatro principais obras que já possuem contratos de repasse firmados entre o município e a Caixa Econômica Federal (CEF) estão vinculadas a dois Ministérios: Turismo e Cidades.
A implantação de Sinalização Turística, vinculada ao Ministério do Turismo, no valor de R$ 95 mil, que possui quase 74% da obra concluída, está entre as construções paralisadas pela falta de verba da União.
Em recente contato com assessores do Palácio do Planalto, o prefeito ressaltou que a falta de orientação expressa e objetivo por parte da CEF e dos Ministérios está trazendo transtornos à população, ao município e, principalmente, perda política para a administração municipal.
“O que era para ser para ser uma conquista da população por meio do prefeito junto ao Governo Federal, vira uma obrigação da Prefeitura, haja vista as cobranças e os transtornos que as obras paralisadas trazem”, consta de e-mail enviado à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República que a reportagem teve acesso.